segunda-feira, 25 de maio de 2015

George R.R. Martin explica inspiração para os Pardais

INFLUÊNCIAS HISTÓRICAS

Os leitores e telespectadores de Game of Thrones, com um conhecimento razoável de História, provavelmente conseguem reconhecer uma série de paralelos entre os Sete Reinos e acontecimentos históricos da vida real. A Muralha, por exemplo, foi inspirada pela Muralha de Adriano, uma grande estrutura defensiva construída durante o domínio romano da Grã-Bretanha, cujo propósito foi, em parte, defender os romanos dos nativos "bárbaros".
Uma vez que a série de livros de George RR Martin se baseia em muitos aspectos da História, o autor revelou que foi particularmente influenciado pelas guerras das rosas, uma luta pelo trono da Inglaterra, que ocorreu no final do período medieval. Com a introdução dos Pardais na série, um movimento religioso dentro da Fé dos Sete liderado pelo astuto Alto Pardal (Jonathan Pryce), a quinta temporada de Game of Thrones tem visto um outro pedaço da História ser representada na ficção. Em declarações à Revista Entertainment Weekly, Martin entrou em detalhes sobre a inspiração para os pardais e sua rápida ascensão ao poder em Porto Real. O autor revelou que se inspirou na Igreja Católica Medieval e na Reforma Protestante da Europa no século 16, que levou à devastadora Guerra dos Trinta Anos. Martin descreve os pardais como uma espécie de versão da Reforma Protestante, com elementos das práticas medievais da Igreja Católica e alguns pontos de fantasia, é claro. "Se você olhar para a História da Igreja na Idade Média, você teve períodos em que havia papas e bispos muito mundanos e corruptos. Pessoas que não eram espirituais, mas sim pessoas com interesses políticos. Eles estavam executando a sua própria versão do jogo dos tronos. Estavam na cama com os reis e os poderosos. Mas você também teve períodos de maior espiritualidade, entre elas a Reforma Protestante, que levou à divisão da igreja, momento em que havia dois ou três papas rivais cada um denunciando o outro como ilegítimo. Isso é o que você está vendo aqui em Westeros." "Vimos dois alto septões anteriores ao Alto Pardal: o primeiro foi muito corrupto e foi dilacerado por uma multidão durante as revoltas da fome na segunda temporada. O septão nomeado por Tyrion em seu lugar era menos corrupto, mas totalmente ineficaz e não fez quase nada. A Rainha Cersei desconfiava dele porque Tyrion o nomeara. Com interesses pessoais e políticos, a Rainha Cersei resolve nomear o Alto Pardal como Alto Septão, mas agora ela terá que lidar com uma Reforma Protestante militar e agressiva, que está determinada a ressuscitar uma fé que foi destruída séculos atrás pelos Targaryen. "


GEORGE RR MARTIN EXPLICA INSPIRAÇÃO RELIGIOSA PARA OS PARDAIS

Os pardais são chamados assim por causa de sua dedicação a humildade, que é tão extrema que mesmo o próprio Alto Pardal poderia ser confundido com um mendigo. No entanto, os fanáticos religiosos têm provado ser uma força poderosa na quinta temporada de Game of Thrones, recusando-se a fazer exceções até mesmo para a realeza quando se trata de punir aqueles que ofendem a fé dos Sete. No programa, os pardais se tornaram uma força a ser temida por todos depois que foram precipitadamente armados por Cersei Lannister para se vingar da nova Rainha Margaery Tyrell e sua família. Cersei faz com que a rainha e seu irmão sejam presos pelos pardais por atos de homossexualismo. No episódio mais recente, o Alto Pardal foi confrontado por Olenna Tyrell, avó da Rainha Margaery,  que sarcasticamente lhe pergunta como os Sete conseguem comunicar seus desejos para ele. O alto pardal relembra "A Estrela de Sete Pontas", o livro sagrado de sua fé, ecoando a doutrina  protestante "sola scriptura" ("a escritura sozinha"). Cersei aprendeu tarde demais os riscos de armar a fé, virando a mais nova vítima de um grupo religioso armado, presa por atos incestuosos. Assim como a figura central da Reforma Protestante, Martin Lutero (figura ao lado), o Alto Pardal consegue atrair a lealdade entre bem-nascidos e os membros mais pobres da sociedade de Westeros. Como se vê, os pardais podem se revelar uma força maior do que a de qualquer rei ou rainha e isso, como a própria Rainha Cersei viu no último episódio, pode ser muito perigoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário