segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O MELHOR e o PIOR do Oscar!


Ontem o prêmio máximo do cinema, O Oscar, foi entregue no famoso Dolby Theater em Los Angeles. Os Oscars aconteceram em uma noite marcada pelas críticas raciais e por uma avalanche de prêmios para o blockbuster de ação “Mad Max”. A seguir destacamos o melhor e o pior da noite de ontem

O MELHOR DO OSCAR

LEONARDO DICAPRIO
O momento mais esperado deste ano não foi saber quem levaria o melhor filme, mas sim se Leonardo DiCaprio finalmente venceria seu Oscar. Espertamente, a Academia de Cinema deixou esse prêmio para o último bloco, fazendo com que o público tivesse que assistir a premiação até o final para descobrir se ele ganharia. Para felicidade geral, ele ganhou e ainda fez um discurso conscientizando sobre os perigos do aquecimento global.

IÑARRITU
Há discussões se Iñarritu, de “O Regresso”, deveria ter sido eleito o melhor diretor pelo segundo ano consecutivo. Havia quem defendesse George Miller, de “Mad Max”, como melhor diretor. O fato é que o discurso de aceitação de Iñarritu foi um dos melhores da noite. Em meio a polêmica racial em Hollywood, o diretor mexicano disparou: “Há uma frase no filme 'O Regresso' que diz que as pessoas não escutam você quando veem a cor da sua pele. Então, que grande oportunidade para nossa geração de realmente nos libertarmos de todo preconceito e dessa forma de pensar, e termos certeza, de uma vez por todas e para sempre, de que a cor da pele é tão irrelevante quanto o comprimento do cabelo.”

CHRIS ROCK
Chris Rock fez um excelente monólogo de abertura com uma crítica aberta à hipocrisia racial no cinema americano. Hollywood, em sua maioria composta por liberais de esquerda, visivelmente não coloca em prática aquilo que defende, excluindo das suas produções mais relevantes atores e atrizes negros. A reação da plateia  foi impagável: sorrisos amarelos e palmas contidas. Rock também pontuou que nem sempre tudo é racismo ou machismo e que há, por vezes, exageros dos movimentos sociais. Na internet, Rock recebeu críticas por esta parte do seu discurso.

JACOB TRAMBLEY
Mesmo sem ser indicado à categoria de Ator Coadjuvante, o pequeno Jacob Trambley de “O Quarto de Jack” roubou a cena no Oscar. Usando meias do Darth Vader e pinos da Millenium Falcon, Trambley abriu um grande sorriso ao ver R2-D2, BB-8 e C3PO no palco do Dolby Theater. Já no tapete vermelho deu um show de simpatia e perspicácia. Ao ser perguntado por um repórter como era estar no Oscar de sua perspectiva, ele respondeu: “Vejo muitas pernas”.

LADY GAGA
Lady Gaga canta e leva vítimas de abuso sexual ao palco do Oscar 2016 (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)
Lady Gaga fez a melhor apresentação musical da noite. Gaga foi chamada ao palco pelo vice-presidente americano para cantar a forte canção “Till it Happens to You”, escrita para o documentário “The Hunting Ground” sobre estupros em universidades americanas. A apresentação foi emocionante, contou com a participação de vítimas de estupro e tirou lágrimas da plateia. Lamentavelmente Gaga não levou o prêmio, que foi dada à terrível canção “Writings on the Wall” que Sam Smith escreveu para o filme de James Bond, “Spectre”.

FIGURINO
Finalmente o Oscar fugiu do óbvio e premiou a criatividade. Depois de anos premiando o luxo de produções de época, o Oscar resolveu inovar e premiar a criatividade dos figurinos de Mad Max. Ponto positivo para a Academia.

MAD MAX
Mad Max foi consagrado como um dos grandes filmes do ano, vencendo seis prêmios. Totalmente merecido. Ponto positivo para a Academia

EX-MACHINA
O pequeno filme Ex-Machina encontrou redenção na noite de ontem. Quase ninguém viu um dos filmes mais interessantes do ano passado que, com efeitos visuais espetaculares, convence o público que Alicia Vinkander é de fato um robô. Mais um ponto positivo para a Academia.

ROTEIRISTAS DE A GRANDE APOSTA
Os roteiristas do filme que conta o colapso da economia americana pediram que, para evitar outra crise, os americanos parassem de votar em candidatos que aceitam dinheiro de bancos e empresas de Wall Street. Uma crítica direta à candidata a presidência Hilary Clinton e uma propaganda a favor do candidato Bernie Sanders, que não aceitou tal doações.


O PIOR DO OSCAR

SAM SMITH X LADY GAGA
Sam Smith e Jmmy Napes recebem oscar por 'Writing's on the wall', do filme '007 contra Spectre' (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)
Depois da emocionante apresentação de Lady Gaga, o Oscar vai para: SAM SMITH? Como Assim? Apesar de ser um grande artista, Sam Smith não merecia ter levado o prêmio de melhor canção. Depois das apresentações ao vivo, ficou claro para o público a grande superioridade da canção de Gaga frente à de Smith. O cantor ainda cometeu a gafe de dizer numa entrevista que era o primeiro Gay a vencer um Oscar. Ele está errado. Dustin Lance Black, que é abertamente gay, já havia ganho por seu roteiro de Milk. Errou Smith e errou a Academia.

SYLVESTER STALLONE
A academia tinha a chance de se redimir com um grande ator e um gênio do cinema mal compreendido. Stallone ganhou todos os prêmios que viu pela frente por sua participação como Rocky Balboa no filme “Creed”. A academia não concordou com as outras premiações e manteve seu grande preconceito contra o trabalho de Stallone premiando a razoável atuação de Mark Rylance no péssimo filme “Ponte de Espiões”, dirigido por Steven Spielberg. Errou a Academia.

ORQUESTRA NO AGRADECIMENTO
Foi terível a decisão de reduzir o tempo dos agradecimentos. No meio das falas os artistas eram deselegantemente interrompidos pela orquestra que tocava uma música para expulsá-los do palco. Muito Feio!

SPOTLIGHT
Melhor filme é Spotlight? Como assim? Spotlight não é ruim mas está longe de ser excelente. Obviamente o estupro de crianças por padres católicos é algo muito relevante e que, de fato, precisava ser explicitamente combatido pelo cinema. O problema é que o filme está longe de ser uma obra prima. Spotlight tem um brilhante elenco, porém é repetitivo e às vezes entediante. A superioridade técnica de “O Regresso” era visivel e “Mad Max” nem se fala. O prêmio foi dado à Spotlight mais por questões políticas do que de fato por suas qualidades técnicas. Errou a Academia.

PRÊMIO CHATO
Ao contrário de outros excelentes prêmios, como o Globo de Ouro, o Oscar está cada vez mais chato, monótono e entediante. Não há suspense, pouco envolvimento com os convidados e o excesso de comercias atrapalham a fluidez do evento. Precisam repensar a forma como o prêmio é apresentado na televisão.







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