segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O MELHOR e o PIOR do Oscar!


Ontem o prêmio máximo do cinema, O Oscar, foi entregue no famoso Dolby Theater em Los Angeles. Os Oscars aconteceram em uma noite marcada pelas críticas raciais e por uma avalanche de prêmios para o blockbuster de ação “Mad Max”. A seguir destacamos o melhor e o pior da noite de ontem

O MELHOR DO OSCAR

LEONARDO DICAPRIO
O momento mais esperado deste ano não foi saber quem levaria o melhor filme, mas sim se Leonardo DiCaprio finalmente venceria seu Oscar. Espertamente, a Academia de Cinema deixou esse prêmio para o último bloco, fazendo com que o público tivesse que assistir a premiação até o final para descobrir se ele ganharia. Para felicidade geral, ele ganhou e ainda fez um discurso conscientizando sobre os perigos do aquecimento global.

IÑARRITU
Há discussões se Iñarritu, de “O Regresso”, deveria ter sido eleito o melhor diretor pelo segundo ano consecutivo. Havia quem defendesse George Miller, de “Mad Max”, como melhor diretor. O fato é que o discurso de aceitação de Iñarritu foi um dos melhores da noite. Em meio a polêmica racial em Hollywood, o diretor mexicano disparou: “Há uma frase no filme 'O Regresso' que diz que as pessoas não escutam você quando veem a cor da sua pele. Então, que grande oportunidade para nossa geração de realmente nos libertarmos de todo preconceito e dessa forma de pensar, e termos certeza, de uma vez por todas e para sempre, de que a cor da pele é tão irrelevante quanto o comprimento do cabelo.”

CHRIS ROCK
Chris Rock fez um excelente monólogo de abertura com uma crítica aberta à hipocrisia racial no cinema americano. Hollywood, em sua maioria composta por liberais de esquerda, visivelmente não coloca em prática aquilo que defende, excluindo das suas produções mais relevantes atores e atrizes negros. A reação da plateia  foi impagável: sorrisos amarelos e palmas contidas. Rock também pontuou que nem sempre tudo é racismo ou machismo e que há, por vezes, exageros dos movimentos sociais. Na internet, Rock recebeu críticas por esta parte do seu discurso.

JACOB TRAMBLEY
Mesmo sem ser indicado à categoria de Ator Coadjuvante, o pequeno Jacob Trambley de “O Quarto de Jack” roubou a cena no Oscar. Usando meias do Darth Vader e pinos da Millenium Falcon, Trambley abriu um grande sorriso ao ver R2-D2, BB-8 e C3PO no palco do Dolby Theater. Já no tapete vermelho deu um show de simpatia e perspicácia. Ao ser perguntado por um repórter como era estar no Oscar de sua perspectiva, ele respondeu: “Vejo muitas pernas”.

LADY GAGA
Lady Gaga canta e leva vítimas de abuso sexual ao palco do Oscar 2016 (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)
Lady Gaga fez a melhor apresentação musical da noite. Gaga foi chamada ao palco pelo vice-presidente americano para cantar a forte canção “Till it Happens to You”, escrita para o documentário “The Hunting Ground” sobre estupros em universidades americanas. A apresentação foi emocionante, contou com a participação de vítimas de estupro e tirou lágrimas da plateia. Lamentavelmente Gaga não levou o prêmio, que foi dada à terrível canção “Writings on the Wall” que Sam Smith escreveu para o filme de James Bond, “Spectre”.

FIGURINO
Finalmente o Oscar fugiu do óbvio e premiou a criatividade. Depois de anos premiando o luxo de produções de época, o Oscar resolveu inovar e premiar a criatividade dos figurinos de Mad Max. Ponto positivo para a Academia.

MAD MAX
Mad Max foi consagrado como um dos grandes filmes do ano, vencendo seis prêmios. Totalmente merecido. Ponto positivo para a Academia

EX-MACHINA
O pequeno filme Ex-Machina encontrou redenção na noite de ontem. Quase ninguém viu um dos filmes mais interessantes do ano passado que, com efeitos visuais espetaculares, convence o público que Alicia Vinkander é de fato um robô. Mais um ponto positivo para a Academia.

ROTEIRISTAS DE A GRANDE APOSTA
Os roteiristas do filme que conta o colapso da economia americana pediram que, para evitar outra crise, os americanos parassem de votar em candidatos que aceitam dinheiro de bancos e empresas de Wall Street. Uma crítica direta à candidata a presidência Hilary Clinton e uma propaganda a favor do candidato Bernie Sanders, que não aceitou tal doações.


O PIOR DO OSCAR

SAM SMITH X LADY GAGA
Sam Smith e Jmmy Napes recebem oscar por 'Writing's on the wall', do filme '007 contra Spectre' (Foto: REUTERS/Mario Anzuoni)
Depois da emocionante apresentação de Lady Gaga, o Oscar vai para: SAM SMITH? Como Assim? Apesar de ser um grande artista, Sam Smith não merecia ter levado o prêmio de melhor canção. Depois das apresentações ao vivo, ficou claro para o público a grande superioridade da canção de Gaga frente à de Smith. O cantor ainda cometeu a gafe de dizer numa entrevista que era o primeiro Gay a vencer um Oscar. Ele está errado. Dustin Lance Black, que é abertamente gay, já havia ganho por seu roteiro de Milk. Errou Smith e errou a Academia.

SYLVESTER STALLONE
A academia tinha a chance de se redimir com um grande ator e um gênio do cinema mal compreendido. Stallone ganhou todos os prêmios que viu pela frente por sua participação como Rocky Balboa no filme “Creed”. A academia não concordou com as outras premiações e manteve seu grande preconceito contra o trabalho de Stallone premiando a razoável atuação de Mark Rylance no péssimo filme “Ponte de Espiões”, dirigido por Steven Spielberg. Errou a Academia.

ORQUESTRA NO AGRADECIMENTO
Foi terível a decisão de reduzir o tempo dos agradecimentos. No meio das falas os artistas eram deselegantemente interrompidos pela orquestra que tocava uma música para expulsá-los do palco. Muito Feio!

SPOTLIGHT
Melhor filme é Spotlight? Como assim? Spotlight não é ruim mas está longe de ser excelente. Obviamente o estupro de crianças por padres católicos é algo muito relevante e que, de fato, precisava ser explicitamente combatido pelo cinema. O problema é que o filme está longe de ser uma obra prima. Spotlight tem um brilhante elenco, porém é repetitivo e às vezes entediante. A superioridade técnica de “O Regresso” era visivel e “Mad Max” nem se fala. O prêmio foi dado à Spotlight mais por questões políticas do que de fato por suas qualidades técnicas. Errou a Academia.

PRÊMIO CHATO
Ao contrário de outros excelentes prêmios, como o Globo de Ouro, o Oscar está cada vez mais chato, monótono e entediante. Não há suspense, pouco envolvimento com os convidados e o excesso de comercias atrapalham a fluidez do evento. Precisam repensar a forma como o prêmio é apresentado na televisão.







terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Previsões OSCAR 2016


O Oscar está chegando! Quem será que vai ganhar? Bem, confira nossas previsões de ganhadores do Oscar 2016 que acontece no próximo Domingo. As previsões são baseadas nas opiniões de especialistas e críticos, bem como nos resultados das prévias do Oscar: Globo de Ouro, SAG Awards, DGA Awards, etc.


MELHOR FILME
A corrida para melhor filme este ano está bem disputada. No final do ano passado, parecia que “O Regresso” venceria sem qualquer dificuldade, com boa parte dos críticos e pesquisas indicando uma vitória do filme do Gonzales Iñarritu. No início deste ano, por outro lado, outros dois filmes ganharam muita força: “Spotlight” e “A Grande Aposta”. Os dois apontavam como francos favoritos até o final do mês passado. Entretanto, nestas últimas semana antes do evento, parece que “O Regresso” ganhou novo fôlego entre os membros da Academia de Cinema e atualmente aparece como o mais forte para levar a estatueta para casa. Prevemos que “O Regresso” tenha 60% de chance de levar a estatueta. 

Veja nossa Previsão Percentual de Vitória

1 – O Regresso    60 %
2- A grande Aposta   18%
3- Spotlight   15%
4- Mad Max  2%
5- Perdido em Marte  2%
6- O Quarto de Jack  1%
7- Brooklyn  1%
8- Ponte de Espiões 1%

MELHOR DIRETOR

Esta categoria está bem menos concorrida do que em anos anteriores. A briga está basicamente entre dois diretores: Gonzales Iñarritu de “O Regresso” e George Miller de “Mad Max”. A favor de Miller está o seu excelente retorno ao filme que o consagrou, conseguindo entregar um remake muito melhor do que o Mad Max original. A favor de Iñarritu está o fato de ter conseguido fazer um filme inovador em condições climáticas extremas. Contra Miller está o fato de que apesar de seu filme ser ótimo do ponto de vista técnico (inclusive deve ganhar os prêmios de direção de arte, edição e mixagem de som), boa parte dos críticos e membros da academia  é um tanto preconceituosa com os blockbusters de ação. Contra Iñarritu está o fato dele já ter vencido esta mesma categoria no ano passado quando dirigiu “Birdman” e o Oscar não costuma entregar prêmios seguidos a mesma pessoa. Ainda assim, acreditamos que Iñarritu será bicampeão este ano com 55% de chances de vitória.

Veja nossa Previsão Percentual de Vitória
1 - Alejandro Gonzalez Iñarritu  (O Regresso)  55%
2- George Miller (Mad Max)  42%
3 Adam McKay (A Grande Aposta) 1%
4 Tom McCarthy (Spotlight)  1%
5 Lenny Abrahamson (O quarto de Jack)   1%

MELHOR ATOR
Nesta categoria nem existe concorrência. Podemos afirmar que deste ano não passa, Leonardo DiCaprio vai levar seu Oscar. Prevemos que ele tem mais de 95% de chances de vencer a estatueta.

1 - Leonardo DiCaprio (O Regresso)    95%
2 - Eddie Redmayne (Garota Dinamarquesa)  2%
3 - Michael Fassbender (Steve Jobs)   1%
4 - Bryan Cranston (Trumbo) 1%
5 - Matt Damon (Perdido em Marte)   1%

MELHOR ATRIZ
Quase tão certa quanto a vitória de DiCaprio é a vitória de Brie Larson por “O Quarto de Jack”. A atuação dela como uma moça que é mantida refém em um quarto durante vários anos parece ter agradado a academia de cinema. Prevemos que ela deve levar a estatueta com pelo menos 80% de chances de vitória.

1 -Brie Larson (O Quarto de Jack)    60%
2- Saoirse Ronan (Brooklyn)      15%
3- Cate Blanchett (Carol)      15%
4 -Charlotte Rampling (45 Anos)     6%
5-  Jennifer Lawrence (Joy)      4%

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sylvester Stallone finalmente deve ser reconhecido como um bom Ator pela Academia de Cinema. A sua atuação como o lendário lutador Rocky Balboa no filme “Creed” parece ter agradado e surpreendido a todos. Ninguém imaginava que o sétimo filme da saga Rocky seria tão bom! Essa é apenas a segunda vez que Stallone foi indicado ao Oscar. Na primeira vez, curiosamente, ele também concorria pela interpretação do lutador Rocky no primeiro filme da saga de 1976. Naquele ano, Stallone perdeu o Oscar para Peter Finch em “Rede de Intrigas”.

1 - Sylvester Stallone (Creed)    70%
2 Mark Rylance (Ponte de Espiões)    15%
 3 Mark Ruffalo (Spotlight) 9%
4 Christian Bale (A Grande Aposta)     5%
5 Tom Hardy (O Regresso)      1%

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Aqui parece que a situação também já está definida. A franca favorita para vencer a estatueta é a bela atriz sueca Alicia Vikander, que parece ter tido um ano de 2015 impecável. Conseguiu uma ótima atuação como uma androide inteligente no excelente “Ex-Machina” (filme também concorrente ao Oscar de Roteiro Original e Efeitos Visuais), estrelou o blockbuster “Agentes da U.N.C.L.E” e ainda fez um trabalho irretocável como a esposa da “Garota Dinamarquesa”, pelo qual está indicada e deve vencer o Oscar deste ano.

1 -Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)   82%
2 - Kate Winslet (Steve Jobs)   8%
3 - Rooney Mara (Carol)    5%
4- Jennifer Jason Leigh  (Os Oito Odiados)    4%
5 - Rachel McAdams (Spotlight)    1%

MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO
Por mais que a gente torça pela animação brasileira “O Menino e o Mundo”, as chances de vitória são muito baixas. O filme é lindo e único, porém não foi assistido por boa parte da crítica americana e por muitos dos membros da Academia de Cinema. A vitória de “Divertidamente” da Disney é dada como certa (infelizmente)

1- Divertidamente 90%
2 -   Anomalisa   5%
3 -  Shaun, O Carneiro   2%
4 - Quando Marnie Estava lá  2%
5 -O Menino e o Mundo  1%

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Não será dessa vez que a Netflix conquistará o seu primeiro Oscar. Mesmo concorrendo com três dos cinco indicados à categoria (Winter on Fire, Cartel Land e What Happened Miss Simone?) o grande favorito a levar o prêmio é o emocionante “Amy”, que conta a ascenção e queda da cantora inglesa Amy Winehouse.

1 - Amy 85%
2 -The Look of Silence 10%
3 - Cartel Land Cartel Land 3%
4 - What Happened Miss Simone 2%
5 - Winter on Fire 1%

EFEITOS VISUAIS
A briga está boa nesta categoria. O favorito a vencer o prêmio de melhores efeitos visuais é “Mad Max”, entretanto, logo em seguida, com grandes chances está o Blockbuster do ano: “Star Wars”, que pode beliscar um prêmio.

1 - Mad Max   55%
2 - Star Wars   40%
3 – O Regresso  3%
4 - Ex Machina   1%
5 – Perdido em Marte   1%

MAQUIAGEM
Neste ano, apenas três filmes foram indicados nesta categoria: “Mad Max”, “O Regresso” e o desconhecido, porém divertido filme sueco “O Homem de 100 anos que escalou uma Janela e desapareceu”. O Favorito, mais uma vez, é Mad Max

1 - Mad Max 98%
2 -      O Regresso 1%
3 -      O Homem de 100 anos que escalou uma Janela e desapareceu 1%

FIGURINO
Infelizmente, a Academia costuma ser bem conservadora nesta categoria. Raramente o prêmio é entregue ao figurino mais inovador ou criativo. Eles preferem os figurinos mais luxuosos e, de preferência, de época. Este ano o prêmio tem mais channces de ser entregue ao terrível filme “Cinderela”, uma das piores adaptações da Disney sobre os contos de fada mas que, de fato, possui um figurino deslumbrante. Resta torcer que neste ano ele inovem e premiem a criatividade e entregam o prêmio aos incríveis figurinos de Mad Max, que aparece na segunda colocação dos favoritos.

1 Cinderela 50%
2 Mad Max 40%
3 Carol 5%
4 A Garota Dinamarquesa 3%
5 O Regresso 2%

Confira outras previsões
ROTEIRO ORIGINAL – Spotlight    85%
ROTEIRO ADAPTADO – A Grande Aposta     80%
EDIÇÃO – Mad Max    80%
DIREÇÃO DE ARTE – Mad Max  85%
TRILHA SONORA – Os Oito Odiados   95%
CANÇÃO ORIGINAL – Till it Happens to you (The Hunting Ground)   75%
EDIÇÃO DE SOM – Mad Max    65%
MIXAGEM DE SOM – Mad Max    55%
FILME ESTRANGEIRO – Son of Saul    65%

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

HBO divulga fotos da 6ª temporada de Games of Thrones

A HBO divulgou hoje algumas fotos da 6ª temporada de Game of Thrones. Nas fotos é possível ver algumas cenas da série: O enterro de Myrcella Lannister, Arya Stark cega, Margaery Tyrell sofrendo nas mãos dos pardais e Melissandre andando à cavalo na muralha. Infelizmente, nada de Jon Snow.
Veja as fotos:




















quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Conheça o Filme que dará o Oscar a Leonardo DiCaprio

Depois de muita espera, estreia no Brasil o faroeste americano "O Regresso", o filme que finalmente dará a Leonardo DiCaprio sua primeira estatueta dourada do Oscar. E não é para menos. DiCaprio está em uma de suas melhores atuações, talvez a melhor de sua carreira. O mais impressionante sobre o trabalho de DiCaprio é que seu personagem pouco fala durante todo o filme. Quase todos os sentimentos e comunicações são transmitidos através de olhares, expressões faciais e do seu posicionamento em cena. Não é qualquer ator que, quase sem falar, consegue transmitir de forma tão brilhante a raiva, o medo, a tristeza e a dor. O ator precisou se entregar de corpo e alma a um trabalho muito difícil de executar. DiCaprio foi submetido a situações extremas e até abriu mão de sua dieta vegetariana para comer um fígado bovino cru em frente às câmeras. Tão impressionante quanto a dedicação DiCaprio é a do diretor por trás dessa obra: Alejandro Gozalez Iñárritu. Iñárritu é responsável por alguns dos mais espetaculares filmes produzidos nos últimos anos: Babel, 21 Gramas, Amores Brutos e Birdman, pelo qual ganhou o Oscar em 2015. Em seu novo projeto, "O Regresso", Iñárritu escolheu uma história verídica que ocorreu no início século XIX e que foi adaptada para um livro homônimo. No filme, DiCaprio é Hugh Glass, um homem que trabalha como guia de uma companhia de exploradores nos EUA. Glass lidera o grupo pela congelada natureza selvagem em meio ao frio e a ataques dos índios da região. O grande problema surge quando Glass é atacado por um urso e é deixado para morrer por um dos seus antigos parceiros. A sede de vingança e a luta pela sobrevivência em uma situação limite é a temática do filme. Assim como o verdadeiro Glass, a equipe de "O Regresso" também foi submetida a situações adversas. O longa foi rodado em uma região remota do Canadá em pleno inverno, com temperaturas abaixo de zero. Para dificultar ainda mais o processo, Iñárritu decidiu rodar o filme apenas com luz natural, sem qualquer ajuda de luzes artificiais ou artifícios de iluminação. Como era inverno, o diretor contou com apenas uma hora de sol por dia para gravar as cenas. O resultado é impressionante. Cada segundo de cena em "O Regresso" é um espetáculo visual milimetricamente fotografado pelo cibematógrafo Emmanuel Lubezki.  Iñárritu também optou por evitar ao máximo a computação gráfica. A avalanche que aparece no filme é verdadeira. Devido à imensa complexidade, o tempo total de gravação foi de nove meses. 
O Oscar de melhor ator para DiCaprio é certo. Resta saber se "O Regresso" terá fôlego para desbancar dois fortes concorrentes a melhor  filme do ano, "Spotlight" e "A Grande Aposta".