Uma cena no Filme "Vingadores, a Era de Ultron" tem gerado polêmica. Tudo ocorre durante um momento de descontração em uma festa. O herói Thor (Chris Hemsworth) desafia seus colegas Vingadores a levantarem seu martelo, que está posicionado sobre uma mesa. Depois de uma tentativa frustrada do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) aceita o desafio. É neste momento em que ocorre a piada (VEJA A CENA ABAIXO). O Homem de Ferro pergunta a Thor: "Se eu conseguir levantar, posso governar Asgard?". Thor responde que sim. O Homem de Ferro prontamente comenta: "(como governante) estarei reinstituindo o primae noctis".
O Direito de Primeira Noite, do latim primae noctis, é uma suposta instituição Medieval que permitiria ao Senhor Feudal desvirginar qualquer noiva dentro de seus domínios no feudo. A relação sexual era obrigatória, não consensual e ocorria antes das núpcias com o próprio noivo. Apesar de ser tratado por muitos historiadores como fato inconteste, nenhum documento medieval comprovou a existência de tal direito. "Os Vingadores, a Era de Ultron" foi escrito e dirigido por Joss Whedon, um criador de fortes personagens femininas e um grande defensor da igualdade de gênero.
Alguns fãs dos Vingadores criticaram a Disney, produtora do filme, por promover
uma piada envolvendo relações sexuais não consensuais. Eles afirmam que a piada seria machista e desrespeitosa. Outros fãs saíram em defesa do filme, afirmando que é de praxe o Homem de Ferro fazer piadas de mal gosto e até mesmo machistas.
O primae noctis já foi abordado em outros filmes, sendo o mais célebre "Coração Valente" (Braveheart - 1995). No filme, William Wallace (Mel Gibson) se casa às escondidas para tentar escapar do Direito de Primeira Noite, fato que desencadeia toda a trama do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário