terça-feira, 28 de abril de 2015

Equipe de TV é assaltada Ao Vivo


Uma equipe da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na baixada santista, foi assaltada ao vivo hoje. A jornalista Tatyana Jorge fazia uma entrevista com o diretor de Vigilância em Saúde da cidade de Guarujá, Marco Antônio Chagas, no meio do estacionamento do Paço Municipal da cidade, quando um homem de bicicleta anunciou o assalto. A câmera foi derrubada no chão e o assaltante fugiu com os pertences da equipe e do entrevistado.


Veja por outro ângulo


Silvio Santos: "Sempre tive vontade de sair com Homem"

Silvio Santos aprontou mais uma. Durante o seu último programa, ele entrevistou Thalita Zampirolli, uma transexual que fez a cirurgia de mudança de sexo. Nasceu homem, mas hoje virou uma bela mulher. Impressionado com a beleza da nova moça, Silvio Santos confessou: "Sempre tive vontade de sair com homem". Ainda impressionado com a beleza de Thalita e incrédulo diante da possibilidade dela ter nascido com um cromossomo "XY" Silvio resolveu continuar se dirigindo às suas colegas de auditório: "Qual é o problema? Cada um tem sua fantasia sexual. Vou me entregar a ele", disse Silvio.  (Veja o vídeo abaixo)


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Jornal Nacional estreia Novo Formato depois de 46 anos


NOVO CENÁRIO E FORMATO

Um novo Jornal Nacional foi ao ar hoje. Dessa vez não houve somente uma repaginação no cenário, mas também uma reestruturação do formato do Jornal, que estava praticamente intocado desde sua estreia há mais de quatro décadas. Além de um cenário mais moderno, o Jornal ganhou mais dinamismo, informalidade e agilidade. O jornalístico resolveu abraçar o modelo do jornalismo "as it happens", com menos matérias gravadas e mais participações ao vivo de jornalistas espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Modelo esse já é utilizado a exaustão desde os anos 90 pela rede americana CNN e posteriormente seguido pelas grandes televisões abertas do Estados Unidos e do mundo.

MAIS IMPROVISO

Mais jornalismo ao vivo gera, na prática, que o famoso "teleprompter" seja deixado um pouco de lado e dê mais espaço ao improviso, como já acontece há alguns anos no Globo Esporte São Paulo sob o comando de Thiago Leifert. O "teleprompter", para quem não sabe, é um dispositivo acoplado às câmeras de TV com o qual os apresentadores leem as chamadas das matérias.

MAIS MOVIMENTO

O Jornal Nacional a partir de agora também terá uma maior movimentação. Isso poderá ser visto nos próprios apresentadores e nas câmeras. Os apresentadores se levantam da bancada e andam até um telão onde se comunicam ao vivo com outros repórteres, algo parecido com o que já ocorre atualmente no Jornal da Globo e Jornal Hoje. As câmeras, por sua vez, se deslocam junto e também fazem movimentos panorâmicos e de aproximação enquanto os apresentadores chamam as matérias gravadas. As câmeras utilizam uma tecnologia conhecida como "steadycam", que permite que o cinegrafista ande pelo estúdio sem que haja tremulações na imagem.

FALHAS NA ESTREIA

Como em toda estreia, algumas falhas chamaram atenção. A primeira grande falha ocorreu no telão atrás dos apresentadores que ficou branco durante alguns segundos. Outra falha, mais visível, foi a falta de tradução da entrevista do presidente da autoridade palestina Mahmoud Abbas, que foi para o ar em árabe sem legendas e sem tradução em português. "Por algum motivo a tradução que gravei agora há pouco não foi pro ar", explicou William Bonner. O apresentador, logo em seguida, explicou com suas palavras o que Abbas teria dito na entrevista ao correspondente Roberto D'ávila.

CRÍTICAS DE TELESPECTADORES

Alguns telespectadores reclamaram nas redes sociais que a movimentação das câmeras deixa o jornalístico um pouco confuso. "Amarrem esse câmera! Estou ficando nervoso com essa 'steadicam' indo na cara dos âncoras", assinou um telespectador no twitter. Outro comentou "É questão de costume, eu sei, mas eu estou me sentindo mesmo vendo o 'Zapping Zone' com essas câmeras novas do 'Jornal Nacional", em uma comparação ao infantil do Disney Channel que utiliza um padrão parecido de câmeras móveis.

VINGADORES 2: Piada sobre Estupro Medieval gera polêmica


Uma cena no Filme "Vingadores, a Era de Ultron" tem gerado polêmica. Tudo ocorre durante um momento de descontração em uma festa. O herói Thor (Chris Hemsworth) desafia seus colegas Vingadores a levantarem seu martelo, que está posicionado sobre uma mesa. Depois de uma tentativa frustrada do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) aceita o desafio. É neste momento em que ocorre a piada (VEJA A CENA ABAIXO). O Homem de Ferro pergunta a Thor: "Se eu conseguir levantar, posso governar Asgard?". Thor responde que sim. O Homem de Ferro prontamente comenta: "(como governante) estarei reinstituindo o primae noctis".
O Direito de Primeira Noite, do latim primae noctis, é uma suposta instituição Medieval que permitiria ao Senhor Feudal desvirginar qualquer noiva dentro de seus domínios no feudo. A relação sexual era obrigatória, não consensual e ocorria antes das núpcias com o próprio noivo. Apesar de ser tratado por muitos historiadores como fato inconteste, nenhum documento medieval comprovou a existência de tal direito.  "Os Vingadores, a Era de Ultron" foi escrito e dirigido por Joss Whedon, um criador de fortes personagens femininas e um grande defensor da igualdade de gênero.



Alguns fãs dos Vingadores criticaram a Disney, produtora do filme, por promover
uma piada envolvendo relações sexuais não consensuais. Eles afirmam que a piada seria machista e desrespeitosa. Outros fãs saíram em defesa do filme, afirmando que é de praxe o Homem de Ferro fazer piadas de mal gosto e até mesmo machistas.
O primae noctis já foi abordado em outros filmes, sendo o mais célebre "Coração Valente" (Braveheart - 1995). No filme, William Wallace (Mel Gibson) se casa às escondidas para tentar escapar do Direito de Primeira Noite, fato que desencadeia toda a trama do filme.

Galvão e Bial se beijam nos bastidores do Globo 50


Galvão Bueno e Pedro Bial promoveram uma cena inusitada nos bastidores da gravação do especial "Globo 50 anos de Jornalismo", exibido na última a semana durante o Jornal Nacional. Antes de começar as gravações, os dois trocaram um breve selinho. A cena do beijo não foi ao ar na TV Globo, mas foi exibida sem cortes na Globo News, que apresentou uma edição especial dos bastidores do programa na noite de sábado. "Globo 50 anos de Jornalismo" foi conduzido por William Bonner e contou com a participação dos principais jornalistas da empresa, que relembraram suas principais coberturas.